News
  1. AEUE é o representante de Sintra na Final Nacional do F5WC!
  2. Manga Tropical vence Etapa do Porto e está na Final Nacional do F5WC!
  3. AMCF Casarão carimba passagem para a Final Nacional!
  4. SEIXAL já tem representante na Final Nacional do F5WC!
  5. F5WC 2018 – Portugal

REGULAMENTO

Regras Gerais

  1. Cada equipa pode inscrever um mínimo de 5 Jogador, sem limite de máximo. No entanto, para a equipe que vence a final nacional apenas 7 jogadores têm direito à viagem a Xangai com tudo pago. Se quiserem levar mais elementos, terão de se responsabilizar financeiramente pelos jogadores extra.
  2. 5 jogadores devem estar presentes em campo a qualquer momento.
  3. As substituições são ilimitadas durante qualquer jogo.
  4. Um substituto só pode entrar em campo quando o jogador que ele está substituindo tiver saído.
  5. Por regra, Os jogos serão jogados em um total de 20 minutos com duas partes de 10 minutos e 2 minutos de intervalo. Em alguma exceções, consoante o número de equipas, o tempo de jogo poderá variar
  6. Qualquer equipe que reportar uma partida a menos de 10 minutos do início do jogo ou com menos de 4 jogadores perderá a partida por 3 a 0.
  7. Se a bola cruzar a linha lateral, a partida será reiniciada com o pé (sem lançamento).
  8. Se a bola cruzar a linha final, a partida será reiniciada com um lançamento do Guarda redes ou um canto.
  9. A bola usada será tamanho 4.
  10. Não existe fora-de-jogo.
  11. Enquanto o tackle o é permitido, o uso malicioso de tackle deve ser penalizado. Este deve ser julgado exclusivamente pelo árbitro.
  12. Um golo pode ser marcado em qualquer lugar.
  13. O torneio será jogado em grama artificial 3G. Algumas etapas portuguesas podem ser jogadas noutras superfícies
  14. A Final Nacional será jogada no dia 14 de Julho, em Lisboa.

Fase de Grupos

  1. Os Grupos serão determinado à medida que as equipas chegam ao local da Etapa.
  2. Os pontos serão atribuídos da seguinte forma: 3 pontos para VITÓRIA | 1 ponto para EMPATE | 0 pontos para DERROTA
  3. Se as equipes estiverem empatadas em pontos, o seguinte critério será usado: 1. Diferença de golos 2. Golos a Favor  3.Golos contra.
  4.  Se todos os dados acima forem iguais, o vencedor será determinado com base no confronto direto na fase de             grupos
  5. Se ainda for igual, os capitães da equipe sortearão por moeda ao ar para determinar o 1º e 2ª lugar.

Eliminatórias

  1. Se um jogo ficar empatado após o final do jogo, as penalidades devem decidir o vencedor
  2. Os penaltis serão compostos por 3 remates por equipa.
  3. Se empatado após 3 penalties, o jogo irá para a morte súbita.
  4. O vencedor dos jogos nas eliminatórias irá avançar para a próxima fase.

Bolas Paradas

  1. Excetuando o penalti, todos os livres serão indiretos.
  2. A equipe da oposição deve estar a 5 passos de onde o livre é executado.
  3. O jogador adversário deve permanecer a 2 passos da marcação de cantos e reposição lateral.
  4. O Guarda redes não pode dar um passo à frente enquanto defende uma penalidade. Ele pode, no entanto, dar passos para a esquerda ou para a direita.

Pontapés de Penalidade

  1. Os penaltis serão compostos por 3 remates por equipe.
  2. Se empatado após 3 penaltis, o jogo irá para a morte súbita.
  3. Durante a morte súbita, se a equipa que remata primeiro falhar, a equipa que estiver a rematar depois deve marcar para ganhar.
  4. Se a equipa que remata primeiro marcar, a equipa que estiver a rematar depois deve marcar para evitar a eliminação.
  5. O Guarda redes não pode dar um passo à frente enquanto defende uma penalidade. Ele pode, no entanto, dar            passos para o lado direito ou esquerdo.

Guarda-Redes

  1. Os Guarda-redes estão autorizados a avançar e jogar fora da área durante o jogo.
  2. Guarda-Redes estão autorizados a marcar penalidades, pontapés livres, cantos e reposições de linha lateral
  3. O Guarda-Redes pode usar qualquer parte de seu corpo para fazer uma defesa dentro da área, incluindo as mãos.
  4. Se um Guarda-Redes defender a bola fora da área, isso resultará em um cartão vermelho.
  5. Os Guarda-Redes não podem agarrar ou manusear passes de volta. Isso resultará em livre e cartão amarelo.
  6. Não há pontapés de baliza. Se uma bola sai pela linha final, o Guarda-redes deve retornar a bola em jogo, através de um arremesso com as mãos.

O Árbitro

  1. A decisão do árbitro é final. Quaisquer faltas ou penalidades serão concedidas ao critério exclusivo do árbitro.
  2. O árbitro pode penalizar um jogar por comportamento agressivo ou atitudes inadequadas perante colegas, adversários e equipa de arbitragem
  3. O árbitro pode igualmente penalizar treinadores, suplentes e outros elementos no banco.
  4. O árbitro irá parar o cronômetro quando existam grandes paragens de jogo como por exemplo lesões.
  5. O árbitro pode reiniciar o jogo usando uma bola ao ar se for obrigado a interromper temporariamente o jogo por qualquer circunstância extenuante.

Cartões Amarelos

  1. Um cartão amarelo resultará em uma suspensão de 2 minutos. Durante este período, o jogador deve sair do campo e sua equipe pode substituí-lo.
  2. Dois cartões amarelos em jogos diferentes resultarão em uma suspensão de 1 jogo.
  3. Se um jogador receber dois cartões amarelos no mesmo jogo, isso resultará em um cartão vermelho.

Cartões Vermelhos

  1. Um cartão vermelho resultará em uma suspensão imediata para o jogador que deve sair do campo imediatamente. Ele não pode entrar novamente no jogo.
  2. A equipe não pode substituir o jogador imediatamente e deve jogar o jogo com 4 jogadores por 2 minutos.
  3. O jogador que receber o cartão vermelho irá cumprir uma proibição de 1 jogo, o que fará com que ele não seja elegível para o jogo seguinte
  4. Se uma Equipa receber 2 cartões vermelhos durante um jogo, o jogo terminará de imediato com o resultado de 3-0 a favour da equipa adversária. Os 2 jogadores terão de cumprir 1 jogo de suspensão.

 

Parceiros Nacionais

  1. Os parceiros nacionais são aconselhados a implementar o maior número possível de regras oficiais durante os Etapas nacionais de qualificação e final.
  2. O torneio pode ser jogado em qualquer superfície: relva artificial, relva natural, Pavilhão, areia etc.
  3. Os jogos podem ser jogados com ou sem tabelas.
  4. Todos os participantes devem ter pelo menos 16 anos de idade no momento da inscrição para o qualificador.
  5. Um jogador com menos de 16 anos não poderá participar no torneio, mesmo que faça 16 anos até à altura da final mundial
  6. A duração de jogo poderá variar de país para país de acordo com várias questões como número de Equipas, calendários, etc..
  7. Os eventos nacionais podem acontecer somente durante o período de tempo delineado pelo F5WC no contrato
  8. Qualquer evento nacional concluído após o prazo final resultará em uma desqualificação para seu país e equipa das finais mundiais.